Você já rezou terço hoje?

2012 está chegando... quais seu projetos para esse novo ano??

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O tempo e o espaço da esperança


Quando eu sei aprender com o passado, eu tenho alegria; da mesma forma, quando eu sei aprender com o futuro, eu tenho esperança. Ninguém tem o controle do tempo, não temos poder sobre isso. Muitas vezes, uma mãe que perdeu um filho gostaria de voltar no tempo e segurar aquele momento para que esse fato não tivesse acontecido, ou um filho que estava com ódio do pai e este acaba morrendo sem que eles se falassem, com certeza, ele gostaria de voltar no tempo para poder conversar com o genitor; mas não temos esse poder.
Às vezes, o nosso desejo é segurar o tempo. Eu não posso dizer ao tempo que ele passe mais rapidamente ou que passe lentamente. Quando somos adolescentes queremos fazê-lo [o tempo] correr, mas não temos essa capacidade.
Transformar a vida em uma lição de amor, isso fez Zilda Arns. Ela não tinha o poder de prolongar o tempo da sua existência, mas tinha o tempo de transformar a sua vida em uma lição de amor.
Porque é possível ampliar com o amor o nosso tempo. Amar é cuidar do outro, é olhar para o outro como alguém cheio de possibilidades. Eu jogo pedra em alguém porque não paro para imaginar a dor que o outro sente. O Cristianismo perde o sentido se eu não consigo viver esta completude da palavra "amar".
O tempo nos ensina o quanto podemos melhorar ao nos levantarmos das quedas. Com ele podemos olhar para as pessoas que marcaram a nossa vida, com as quais aprendemos algo bom. O passado não pode nos escravizar, as pessoas erram sim, mas é preciso olhar para a nossa vida e ver que as nossas cicatrizes também foram moldando o nosso caráter.
Todos nós temos uma missão e o enfrentamento dessa missão garante um outro significado para nossa história.
Há algumas coisas em nossa vida que são transitórias e outras, definitivas. Para conseguirmos viver bem é necessário entender que a nossa vida é um presente de Deus. Nós não dominamos o tempo, mas o espaço sim. Um sorriso que eu dou ao outro faz o espaço ampliar. Em muitos momentos, nosso amigo não precisa do que vamos dizer a ele, mas estar perto dele é o que faz a grande diferença, e é isso de que o outro precisa.
Quando somos simples o outro nunca vai ser invisível para nós. É na simplicidade que eu percebo Deus e consigo ver que Ele está perto de mim.
Que o nosso tempo e o nosso espaço sejam de leveza de quem se deixou amar por Deus. É preciso aproveitar o tempo para que este espaço seja preenchido com amor, de modo que este nos torne mais leves. Para isso é preciso ter a simplicidade de perceber que o Senhor vem cuidar de nós nas situações mais simples e cotidianas da nossa vida.
 
Gabriel Chalita

Nenhum comentário:

Postar um comentário