Você já rezou terço hoje?

2012 está chegando... quais seu projetos para esse novo ano??

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Gincana Vocacional 2011

Vamos começar os preparativos para GV?!
Qeum vai estar a frente disso esse ano é a AMANDA!! Então vamos juntos fazer tudo o que for necessario para ajuda-la e também pra tenhamos uma boa participação!!!
Segue tudo sobre a agincana:

Queridos jovens, saudações em Cristo!

O Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Marília acaba de lançar a Gincana Vocacional 2011 com o tema: “Abrir-se ao chamado de Deus: alegria e realização” e o lema: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”.

LEIA COM ATENÇÃO:
Cada paróquia participante desenvolverá tarefas e deve entregar a letra da música, a entrevista e as respostas das questões entre os dias 05 e 06 de agosto (sexta e sábado) pessoalmente no Seminário São Pio X de Marília (avenida Benedito Alves Delfino, 2377, Distrito Industrial – ao lado do Nikey Clube de Marília), das 8h00 até 20h00 do dia 05/08 ou das 8h00 até 14h00 do dia 06/08. A inscrição da paróquia será considerada a partir da entrega dessas provas nos dias marcados.

A gincana está agendada para o dia 21 de agosto, no ginásio do Colégio Cristo Rei de Marília, das 8h30 às 16h00; no local, haverá vendas de lanches e refrigerantes (a arrecadação ajudará com os gastos da própria gincana). Estamos enviando as questões bem antecipadamente para a realização das tarefas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo contato com a coordenação do Serviço de Animação Vocacional (Pe. Mauricio: mauriciosevilha@yahoo.com.br).

I. QUESTÕES
Pontuação: 5 pontos por resposta correta.
As respostas deverão ser entregues no Seminário São Pio X de Marília (av. Benedito Alves Delfino, 2377) das 8h00 até 20h00 do dia 05/08 ou das 8h00 até 14h00 do dia 06/08. Observações: 1) no dia da gincana, serão sorteadas questões (do questionário abaixo) para uma dupla de cada paróquia responder (a dupla escolhida pela paróquia deve saber as respostas de cor); 2) ter o cuidado de usar uma Bíblia católica para responder as questões bíblicas (a grafia de nomes pode variar).

1. Qual a data e o local em que aconteceu o 2º Congresso Vocacional Latino-americano?
2. Quais os tema e lema das Campanhas da Fraternidade de 2011 e 2012?
3. Quais são as virtudes cardeais?
4. Quais são as bem-aventuranças segundo o evangelho de Mateus? (no dia da gincana, citar três)
5. Quais são os sete sinais (“milagres”) que Jesus realizou no evangelho segundo João?
6. Quais as vocações específicas são celebradas em cada domingo do mês de agosto?
7. Quais são os frutos do Espírito Santo?
8. Quem foi o autor (nome e nacionalidade) do hino do 2º Congresso Vocacional Latino-americano?
9. Cite o nome dos evangelistas que foram apóstolos de Jesus.
10. Quais os livros da Bíblia compõem o Pentateuco, os chamados Históricos, Sapienciais e Proféticos? (no dia da gincana, citar dois de cada grupo)
11. Quais os mistérios luminosos do santo Rosário e quem os instituiu?
12. Quais os nomes completos do Vigário Geral e dos três Vigários Episcopais atuais da Diocese de Marília?
13. Sobre nosso bispo atual, indicar: nome completo, nada e local de nascimento, data e local de ordenação sacerdotal, data e local de ordenação episcopal, lema de ordenação episcopal.
14. Quem são os dois santos padroeiros das missões?
15. Quantos anos tinha Isaac quando casou-se com Rebeca?
16. Qual a prioridade pastoral da Diocese de Marília para 2010 e 2011?
17. Quando se inicia e termina o ano litúrgico (indicar o nome do tempo ou das festas litúrgicas)?
18. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, quais são as quatro fontes da oração cristã?
19. Qual era o nome da única filha de Jacó?
20. O que significa CNBB, qual o nome de seu presidente atual e de quantos regionais é composta?
21. Quais os nomes dos três seminários (inter)diocesanos que estão na Diocese de Marília e quais os nomes de seus respectivos reitores?
22. Qual a vocação fundamental e a missão de todo batizado?
23. Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi à casa de quem?
24. Quais são os sacramentos do serviço e da comunhão?
25. Quais os anos, os temas e os lemas dos dois anos vocacionais que já aconteceram no Brasil?
26. Quais os quatro passos fundamentais da leitura orante da Bíblia (a chamada “lectio divina”)?
27. Quais os nomes completos dos dois bispos nascidos na Diocese de Marília e em que dioceses são bispos atualmente?
28. O que significa “IPV” e quais os institutos que o compõem?
29. Quais os anos, os temas e os lemas dos três Congressos Vocacionais do Brasil?
30. Quantas paróquias compõem a Diocese de Marília e qual a paróquia mais recente e qual a mais antiga?

II. ARRECADAÇÃO DE LATINHAS
Pontuação: 100 pontos para a paróquia que arrecadar maior peso; 80 pontos para a segunda colocada; 60 pontos para a terceira colocada; 40 pontos para o quarto lugar; 30 pontos para o quinto lugar; 10 pontos para os demais que arrecadarem. As latinhas de alumínio de refrigerante ou cerveja arrecadadas deverão ser entregues amassadas no dia da gincana até as 13h30 para serem pesadas pela equipe de coordenação; o valor da venda será destinado à manutenção da gincana e dos trabalhos vocacionais da Diocese de Marília (obs.: a equipe perderá pontos caso haja outros objetos de peso, como ferro, entre as latinhas).

III. CARTAZ
Pontuação: valor máximo de 20 pontos (juízes julgarão e darão nota para cada cartaz).
Cada paróquia confeccionará um cartaz no tamanho máximo de 1,0m por 1,0m (área de imagem), com o tema “Jovem, não tenha medo de Cristo. Ele não tira nada e dá tudo” (frase adaptada do papa Bento XVI). Os cartazes serão apresentados no dia da gincana à comissão organizadora. IMPORTANTE: serão desclassificados cartazes impressos (em impressora jato de tinta, serigrafia ou fotografia), aceitando-se somente técnicas manuais como desenho, pintura, colagem.

IV. MÚSICA
Pontuação: valor máximo de 50 pontos (juízes julgarão e darão nota para cada música).
Cada paróquia elaborará letra e música inéditas de no máximo 4 minutos, com o tema: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!” (Mc 10, 49b) – lema do ano vocacional da Diocese de Marília em 2011.
As músicas devem ser cantadas ao vivo (pode-se usar playback para o acompanhamento) e a letra deve ser entregue no Seminário São Pio X de Marília (av. Benedito Alves Delfino, 2377) das 8h00 até 20h00 do dia 05/08 ou das 8h00 até 14h00 do dia 06/08. Observação: os instrumentos para execução das músicas no dia da gincana já estarão no local (pode-se levar também o acompanhamento em forma de playback, se preferirem).

V. COREOGRAFIA
Pontuação: valor máximo de 50 pontos (juízes julgarão e darão nota para cada coreografia).
Cada paróquia preparará uma coreografia para apresentar no dia com duração entre 5 a 10 minutos, com o tema: “Abrir-se ao chamado de Deus: alegria e realização!” – tema do ano vocacional da Diocese de Marília. IMPORTANTE: está proibido, por questão de segurança, o uso de pólvora (bombas, fumaça) durante a apresentação das coreografias, sob pena de perda de pontos.

VI. PESQUISA E ENTREVISTA
Pontuação: 25 pontos.
Pesquisar: Quais as congregações religiosas masculinas e femininas presentes na Região 1 da Diocese de Marília? Indicar o nome de cada congregação, o nome do(a) fundador(a) e o carisma. Fazer um vídeo com uma mensagem vocacional para os jovens com um membro de uma destas congregações que ainda não tenha sido entrevistado para esta gincana (indicar o nome da pessoa filmada). Esse vídeo tenha, no máximo, 1min30seg e deve estar em formato avi, wmv, flv ou mpeg, gravado em CD ou DVD; a mídia deverá ser entregue no Seminário São Pio X de Marília (av. Benedito Alves Delfino, 2377) das 8h00 até 20h00 do dia 05/08 ou das 8h00 até 14h00 do dia 06/08; no dia da gincana, a equipe organizadora poderá exibir em telão os vídeos das equipes.

VII. TORCIDA
Pontuação: 30 pontos o primeiro lugar; 10 pontos para todos os outros que se apresentarem.
Cada paróquia organizará e apresentará no dia a torcida e o grito de guerra. IMPORTANTE: está proibido, por questão de segurança, o uso de pólvora (bombas, fumaça) pelas torcidas, sob pena de perda de pontos.

VIII. BRINCADEIRAS E JOGOS
Pontuação: 10 pontos o primeiro lugar de cada prova; 05pontos para o segundo lugar de cada prova.
Cada paróquia deverá escolher 10 jovens para representá-la; esses ficarão na quadra e farão as provas do dia sugeridas pela equipe organizadora. A paróquia poderá vir uniformizada e criar um nome para a equipe.

PARTICIPEM EM CRISTO!