Você já rezou terço hoje?

2012 está chegando... quais seu projetos para esse novo ano??

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Planejamento 2011

Quando o ano acaba começamos a pensar em como será o “ano que vem”.
Então pra já ser colocado em oração e nos planejamentos do próximo ano, quero fazer dois convites a vocês: Ser catequista e/ou Animar missa para crianças!
Claro que lidar com criança não é fácil e nem é todos que tem esse dom, mais devemos lembrar que já fomos assim e muita gente teve que ter paciência com nós!

Catequista:
“(...) é bom fazer memorizar as fórmulas, as personagens e os trechos; contudo, só ficará inapagável a experiência de amor, de acolhimento e de serviço generoso que as crianças e os adolescentes tiverem vivido no tempo da catequese paroquial.
A experiência do amor recebido é que é o verdadeiro “símbolo” que permanecerá para sempre dentro deles e, mais cedo ou mais tarde, os ajudará a voltar à casa do pai onde havia festa e abundância de comer (cf. Lc 15, 17).”

Ser catequista é semear a esperança
com gestos e palavras
e levar a todas as pessoas
a mensagem salvadora do amor.
(do livro: Mensagem para o ano todo; edição - Paulistas)

Acreditamos que ser catequista, não é ser especialistas em Bíblia, em Liturgia ou em Moral,é ser testemunha de fé, mesmo de uma fé, que pode parecer pequenina, mas que está aberta ao dom, ao crescimento, no exercício da própria missão.
Isso requer do catequista humildade para aprender a ser, a saber e a saber fazer Catequese.
É importante que estude, que reze e que se esforce por viver o que anuncia. O resto virá com o tempo e com a ajuda do Espírito Santo.
"Ser catequista é uma vocação! É um chamado da parte de Deus para uma missão. O catequista, ao sentir esse chamado verifica que necessita compreender melhor seu trabalho missionário".

Animação nas missas para crianças:
Não é nada diferente do que a catequese, é a continuação pratica de tudo que eles (as crianças) vivem na sala de catequese.
Além disso, essa é uma forma de soltar nossos sentimentos, nossos anseios e vontades, é voltar a ser criança!
E para realizar isso você pode ser um personagem, onde fica em contato direto com as criança, ou estar “por traz” de tudo isso, desenvolvendo e pesquisando as histórias, as caraquiterizações e dinâmicas a ser aplicadas!

Para estas duas coisas o convite fica estendido a você, mais não pare ai, leve a quem você conhece e que gostaria de fazer parte disso tudo!
Nada é mais gratificante do que uma criança, pura e humilde sorrir ao entender o Amor que Deus tem por ela!

Pense nisso!!!
Beijos... Fabi