Você já rezou terço hoje?

2012 está chegando... quais seu projetos para esse novo ano??

quarta-feira, 23 de junho de 2010



A vida cristã, a nossa vida. Jesus Cristo sempre foi muito claro, e logo no começo desse discurso Ele nos diz quem é quem: Eu sou a videira, o meu Pai o agricultor e vocês são os ramos. Cristo coloca cada um no seu lugar, diz quem é quem para que possamos viver melhor. Quando as coisas não são bem definidas, os sentimentos e as situações sempre são de confusão. Imagine um agricultor que queira ser a videira ou o ramo que queira ser a videira ou o agricultor. Como tantas vezes vemos dentro do nosso trabalho ou na nossa casa, a mãe que quer ser mãe e pai ao mesmo tempo, a mãe que quer ser filho, o pai quer ser o filho mais novo, e quanta confusão surge disso. Por essa razão, o Senhor hoje coloca ordem na casa.
O ramo que não dá fruto é cortado porque é estéril, mas, por outro lado, também existem ramos que são cortados quando produzem frutos. No entanto, esse corte é diferente, é para limpar, purificar e o objetivo é dar mais frutos. O cristão que permanece em Jesus mesmo no tempo da "poda", lá na frente, produz frutos. Mas se não permanecemos ligados a essa "Árvore", que é Nosso Senhor Jesus Cristo, nos tornamos um galho seco.
Talvez hoje seja o tempo do "inverno" no qual as árvores são podadas para dar flores e frutos, mas talvez o tempo seja da "poda", da correção, pois a árvore que não é podada não gera vida nova. Por essa razão, esse tempo [da poda] é difícil, mas visa um bem maior lá na frente. O tempo da poda é o tempo da permanência e não da revolta.
Jesus nos diz que devemos aguentar firme o período da poda, porque, lá na frente, também vamos produzir frutos, mesmo quando isso nos parecer injusto, devemos aguentar firmes. Porque, no futuro, vamos experimentar os frutos dessa permanência.
Quem disse que não precisamos ser podados? Quantos casais experientes também precisam disso, quem não aceita ser podado não dá frutos. Por isso a experiencia da Palavra é tão importante na vida do cristão. A Palavra tem a força de um bisturi cirúrgico que vai na ferida, no lugar onde precisamos ser purificados.
Hoje começamos a ler um livro e paramos, começamos um curso e paramos; hoje o difícil é permanecer. É no tempo da permanência que somos podados, mas difícil mesmo é ser fiel. Ser fiel de vez em quando é fácil, quer um exemplo? Ser fiel na lua de mel é fácil, mas e depois de vinte anos de casados? O tempo prova a qualidade da nossa permanência.
Imagine se um galho se cansasse de árvore e pulasse para outra, mas é mais ou menos isso que acontece hoje quando o marido se cansa da esposa. Ninguém prova que tem compromisso em três dias, mas o faz ao longo do tempo e da história; a diferença está nas marcas e nas lutas.
Nós sabemos que estamos em uma "Árvore" firme, que não vai nos abandonar. Jesus nos explica o que vai acontecer com o ramo que não permanecer na videira. Que independência é essa do ramo de pensar que pode olhar para o fruto e achar que ele o fez sozinho? Pois se cortarmos o galho da árvore as frutas vão murchar. Importante é entender que os frutos são dados pela nossa permanência.
Não basta a nossa esperteza, a nossa inteligência, e que fique bem claro: somos nós que precisamos de Jesus. Não dá para passar a vida sem o Senhor. Talvez estejamos "secos", porque resolvemos estar fora d'Ele e o Senhor nos diz: "Sem mim nada podeis fazer". É Ele quem vai nos sustentar nos momentos de desafio.
Jesus tem palavras que "demoram" dentro de nós porque elas têm uma missão a realizar, não são palavras levadas ao vento, mas têm o poder de conversão. A Palavra de Deus nos ensina que o que pedirmos ao Senhor nos será dado; a condição para isso é que a Palavra permaneça em nós.
O mundo vai reconhecer Deus como Senhor pela qualidade dos nossos frutos. Nós queremos que o nosso Pai seja glorificado e queremos permanecer e dar muitos frutos.

Padre Fabrício de Andrade
Comunidade Canção Nova

Bjus... Fica com Deus, Fabi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário